Tuesday, January 22, 2008


Labels:

HISTÓRIAS 2 - José Gil

como através da neblina,onde rola
a água ao contrário do fuso e do
equador onde a lua rebola
"a luz diz adeus com a
cabeça e fica um pouco mais
com o coração"
à maneira da relva cortada
no seu perfume
não ignora o amor e vamos
como o dia e a noite das
ilhas boreais, onde se senta
torna-se indeciso como
a onda do mar sobre os
joelhos do circulo de água

o ferro fica transparente no
vidro da casa do seu antiquíssimo
sangue o fulgoroso labirinto

Monday, January 21, 2008


Labels:

In Insubmissão dos Afectos- Bernardete Costa

Abres as pernas ao sol e deixas introduzir na ferida
a luz duma fogueira que se anunciará depois
do esplendor da tarde.


È quando os seios se inflamam nas tuas mãos
que o sol desce à fonte das miragens.

Sunday, January 20, 2008

O que é para ti o Sexo?

Vê estas duas abordagens que se seguem o Instinto Sexual e o Medo de Nós Próprios, são antigas mas actuais e traduzem interpretações do que é o Sexo. E para ti o que é?

ORIGEM D0 INSTINTO SEXUAL

Todas as nossas referências a semelhantes peças do trabalho biológico, nos reinos da Natureza, objetivam simplesmente demonstrar que, além da trama de recursos somáticos, a alma guarda a sua individualidade sexual intrínseca, a definir-se na feminilidade ou na masculinidade, conforme os característicos acentuadamente passivos ou claramente ativos que lhe sejam próprios.
A sede real do sexo não se acha, dessa maneira, no veículo físico, mas sim na entidade espiritual, em sua estrutura complexa.
E o instinto sexual, por isso mesmo, traduzindo
amor em expansão no tempo, vem das profundezas, para nós ainda inabordáveis, da vida, quando agrupamentos de mônadas celestes se reuniram magneticamente umas às outras para a obra multimilenária da evolução, ao modo de núcleos e eletrões na tessitura dos átomos, ou dos sóis e dos mundos nos sistemas macro-cósmicos da Imensidade.
O
sexo é, portanto, mental em seus impulsos e manifestações, transcendendo quaisquer impositivos da forma em que se exprime, não obstante reconhecermos que a maioria das consciências encarnadas permanecem seguramente ajustadas à sinergia mente-corpo, em marcha para mais vasta complexidade de conhecimento e emoção.

Pedro Leopoldo-MG, 30/3/1958

O Medo De Nós Próprios

Acredito que se um homem vivesse a sua vida plenamente, desse forma a cada sentimento, expessão a cada pensamento, realidade a cada sonho, acredito que o mundo beneficiaria de um novo impulso de energia tão intenso que esqueceríamos todas as doenças da época medieval e regressaríamos ao ideal helénico, possivelmente até a algo mais depurado e mais rico do que o ideal helénico. Mas o mais corajoso homem entre nós tem medo de si próprio. A mutilação do selvagem sobrevive tragicamente na autonegação que nos corrompe a vida. Somos castigados pelas nossas renúncias. Cada impulso que tentamos estrangular germina no cérebro e envenena-nos. O corpo peca uma vez, e acaba com o pecado, porque a acção é um modo de expurgação. Nada mais permanece do que a lembrança de um prazer, ou o luxo de um remorso. A única maneira de nos livrarmos de uma tentação é cedermos-lhe. Se lhe resistirmos, a nossa alma adoece com o anseio das coisas que se proibiu, com o desejo daquilo que as suas monstruosas leis tornaram monstruoso e ilegal. Já se disse que os grandes acontecimentos do mundo ocorrem no cérebro. É também no cérebro, e apenas neste, que ocorrem os grandes pecados do mundo.

Oscar Wilde, in "O Retrato de Dorian Gray"

Thursday, January 17, 2008

OMEUUMBIGO

Olá a todos omeuumbigo sofreu uma cirurgia plástica ih ih ih e como tal este blog está a mudar!!! Durante dois anos alimentou-se unicamente de poesia, agora vai ter outras coisas que despertarão o interesse de mais pessoas e pode ser que se divertam um pouco! E claro que para quem ainda cá vier procurar a poesia cá a encontrará porque ela faz e sempre fará parte da minha pele. Obrigada e beijinhos a todos que vão passando!

INESPERADO

Friday, January 11, 2008

EM REESTRUTURAÇÃO...
VÊM AÍ NOVIDADES!